Homenagem – Os Mamíferos

Irreverência, transgressão e uma bela mistura de jazz e rock que marcou o movimento de contracultura no Espírito Santo nos anos 1960 e 1970…

Categoria:

Descrição

Irreverência, transgressão e uma bela mistura de jazz e rock que marcou o movimento de contracultura no Espírito Santo nos anos 1960 e 1970. Para homenagear a banda que reúne todos esses atributos, Os Mamíferos, o show “Agite Antes de Usar” aposta na abordagem multimídia, amanhã, a partir das 19h no Teatro da Ufes, em Vitória.

No evento acontece o lançamento do livro “Os Mamíferos – crônica biográfica de uma banda insular” de Francisco Grijó e show do Aurora Gordon, projeto de resgate histórico e musical dos precursores do rock autoral no Estado.

O show vai reunir pela primeira vez no palco os três integrantes d’Os Mamíferos: Mario Ruy, Afonso Abreu, Marco Antonio Grijó e seus respectivos filhos, que esporadicamente integram o Aurora Gordon – Gabriel Ruy, Léo Grijó e Murilo Abreu, idealizador do projeto. Oportunidade que Marco Antonio Grijó comemora.

“É um apanhado da vida da gente e das portas que a gente abriu para a vida cultural da cidade, para ter o movimento de cultura que tem hoje. Tocar com os filhos é um prazer. É muito mais que diversão”.

Cabeça do Aurora Gordon, Murilo conta que a expectativa é grande e que a adaptação tem que acontecer das duas pontas das gerações que se encontrarão no palco. “Estamos preparando uns arranjos mais simplificados, é um belo conflito de gerações, mas nós nos adaptamos a eles e eles à gente”, relata.

Completam a formação do Aurora Gordon nesta quarta os músicos André Prando, Edu Szajnbrum, Rodolfo Simor, Jackson Pinheiro e Lucas Arruda.
Durante o show, também vão ser exibidos trechos de um documentário ainda em andamento sobre a trajetória da banda.

“A ideia era lançar o filme junto com o show e o livro, mas não deu”, conta Murilo. A estreia do filme ainda não tem previsão para acontecer, mas não deve passar dos próximos meses, segundo ele.

Livro
Há três anos, Francisco Grijó, atual secretário de Cultura de Vitória, aceitou o convite de Murilo para escrever sua primeira publicação histórica. “Os Mamíferos – crônica biográfica de uma banda insular” traz personagens, episódios e festivais que marcaram a trajetória do grupo. Acostumado à ficção, Grijó encarou o desafio de fazer um resgate e afirma que teve muita colaboração.

“Todos os meus livros, desde 1987, são sobre personagens criados por mim. Para esse, todas as informações foram checadas, os depoimentos foram expressos sem censura. Muita gente colaborou. Sem essa colaboração, nada teria sido possível”, conta o escritor.
O trabalho também é resultado da pesquisa e catalogação do projeto Aurora Gordon e estará disponível na internet. Um grande acervo de imagens, fotografias de época, áudios e vídeos originais serão disponibilizados para acesso por meio do um QR Code na capa do livro.

“Como os arquivos não têm qualidade para formato de disco, eles entram como complemento do livro. Venho fazendo o resgate e eles funcionam como uma referência sonora da época, e não estavam disponíveis em lugar nenhum. Vou continuar alimentando o site daqui a pra frente”, promete Murilo.

“O fato de o livro estar conectado ao show do Aurora Gordon e a um documentário transforma-o em um pilar multimídia. Isso é fundamental em nosso tempo. Sem contar que alicerça e confirma o que é dito no texto, que é a história que não foi contada sobre a primeira geração de roqueiros da ilha de Vitória”, opina Grijó.

Agite antes de usar
Show com Aurora Gordon e lançamento do livro “Os Mamíferos – crônica biográfica de uma banda insular”

Quando: Amanhã (9), às 19 horas.
Onde: Teatro Universitário da Ufes, Campus de Goiabeiras. Av. Fernando Ferrari, s/n. Vitória.
Ingressos: R$ 15 (meia).
Informações: (27) 3335-2953.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Homenagem – Os Mamíferos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *