Descrição
DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO, VITÓRIA RECEBE A QUARTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE MÚSICA ERUDITA DO ESPÍRITO SANTO, UM DOS MAIORES EVENTOS DO GÊNERO NO PAÍS.
Natércia Lopes e Tarcísio Santório são a cara do festival de música erudita do Estado
Quase um mês inteiro de extensa programação de música clássica, concertos e óperas. A quarta edição do Festival de Música Erudita tem apresentações gratuitas de 5 a 27 de novembro, no Teatro Carlos Gomes e no Sesc Gloria.
Este ano o festival homenageia o maestro Helder Trefzger por sua condução da Orquestra Sinfônica do Estado e por seu talento regencial comprovado nos palcos nacionais e internacionais ao longo de 30 anos de carreira, completados no ano que vem.
Homenageada da edição passada do festival, Natércia Lopes, que também atua como diretora artística do evento, fará um concerto especial com vários solistas convidados, entre eles o pianista Fábio Bezuti, Paulo Sodré, no contrabaixo e Pedro de Alcantara no acordeon. O flautista Roger Rocha fecha o time de virtuoses.
Para a cantora lírica, os capixabas respondem muito bem a esse tipo de festival e as apresentações são muito prestigiadas pelo público. Opinião consonante com o diretor geral do festival, Tarcísio Santório.
“O público tem se interessado cada vez mais por música erudita a cada apresentação e edição do festival. A tendência é o crescimento ainda maior dessa plateia e a formação de um gosto pela música clássica”, destaca Tarcísio.
A inclusão de uma ópera semi-encenada na programação segue esse parâmetro, com a apresentação de uma peça muito conhecida do público e que conta a história de Romeu e Julieta. “I Capuleti e i Montecchi” (Romeo e Giulietta), de Bellini, será comandada pelo Maestro Cláudio Modesto.
Destaques
Pelos seus 40 anos, o Coral da Ufes selecionou alguns spirituals (canções de trabalhos de inspiração nos escravos negros dos EUA) arranjadas por músicos respeitados, como Moses Hogan e Jack Halloran. O espetáculo “Negro Spiritual”, por exemplo, conta parte da história dos afro-americanos durante a escravidão.
Inspirados na esperança por dias melhores e nas histórias bíblicas, os escravos entoavam canções durante os trabalhos que vieram a se tornar tradição nos EUA e estão presentes até hoje nos rituais religiosos daquele país e e mundo afora
Também comemorando aniversário de 30 anos, o Coral da ArcelorMittal será regido pelo maestro e coordenador Adolfo Alves. No repertório, peças de Mozart e Tchaikovsky. Neste ano, o coral vem preparando o concerto de homenagem ao cantor e compositor Roberto Menescal que acontece no dia 15 de dezembro no Teatro Sesc Glória.
Confira abaixo alguns dos destaques.
Sábado (5) – Concerto de Abertura
Duo de pianos com Eduardo Monteiro e Nahim Marun.
No Teatro Carlos Gomes, às 20 horas.
Domingo (6) – Concertos Especiais
Natércia Lopes e solistas convidados, no Teatro Carlos gomes, às 19 horas.
Quinta (10) – Concerto da Fames
Réquiem em Ré Menor, de Mozart.
Regência Wilson Olmo, no Teatro Carlos Gomes, às 20 horas
Quinta (18) – Ópera Semi Encenada
“I Capuleti e I Montecchi – Bellini”
Quinteto da COES – Cia. de Ópera do ES. No Sesc Glória, às 20 horas.
Quarta (23) – Concerto 30 anos do coral Arcelomittal
Regido pelo maestro Adolfo Alves, no Teatro Carlos Gomes, às 20 horas.
Domingo (27) – Concerto Ufes “Negro Spirituals”
No Teatro Carlos Gomes, às 19 horas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.