Orquestra Pública

Projeto leva Orquestra Sinfônica do ES para apresentar em ruas e praças da Grande Vitória. Um espetáculo imperdível, vale a pena conferir…

Categoria:

Descrição

PROJETO LEVA ORQUESTRA SINFÔNICA DO ES PARA SE APRESENTAR EM RUAS E PRAÇAS DA GRANDE VITÓRIA

Até o fim deste mês, os músicos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) viverão uma verdadeira maratona de apresentações. Sob a batuta do maestro Helder Trefzger, a Oses apresentará temas de compositores da música clássica para ruas, praças e terminais de ônibus espalhados pela Grande Vitória.

As duas primeiras apresentações do “Orquestra nas Ruas” no último final de semana em Santo Antônio (Vitória) e na Barra do Jucu (Vila Velha)
O repertório é classudo: temas compostos pelo brasileiro Carlos Gomes, Mozart, Brahms e Franz von Suppé. Há também os clássicos populares “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; e “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

O primeiro concerto do projeto “Orquestra nas Ruas” aconteceu na última sexta, na Prainha de Santo Antônio, na Capital. A segunda apresentação foi no domingo, na Barra do Jucu, em Vila Velha.

“Foram duas experiências diferentes”, conta o maestro Helder. “A primeira, na Prainha, foi a nossa estreia e estávamos ansiosos. A segunda, na Barra, teve outro ingrediente: a comunidade se mobilizou para o evento”, orgulha-se, empolgado com a recepção do público.

De acordo com o maestro Trefzger, além de tentar tornar a música clássica popular, as apresentações farão com que os músicos da Orquestra interajam mais com a comunidade. “Para os músicos, é importante que se sintam participantes ativos da vida da comunidade”, destaca Helder.

Em sua primeira edição, o “Orquestra nas Ruas” se inspira nos flash mobs para fazer intervenções musicais nas quatro cidades da Grande Vitória. Depois de passar por Vitória e Vila Velha, o projeto visitará o município da Serra nesta sexta-feira (11). A apresentação acontece às 17h30, no Terminal de Laranjeiras.

Uma das surpresas da temporada de estreia será na noite do próximo dia 26. Neste dia, a Oses terá um palco incomum: a quadra da Escola de Samba Piedade, em Forte São João, na Capital.

Quem lá comparecer terá a oportunidade de conferir a junção pouco usual de uma Escola de Samba com musicistas que ganham a vida interpretando clássicos da música erudita.
“Vamos tentar fazer alguma coisa juntos. A ideia é confraternizar. Nós representamos uma música que muitos chamam de erudita e queremos interagir com o universo popular”, garante Trefzger.

O último concerto da série acontece no dia 30, na Rua Sete, no centro histórico de Vitória. Apesar de ter se concentrado na Grande Vitória, a ideia é que, nas próximas edições, os músicos capitaneados por Helder possam visitar outras cidades. “A ideia é fazer o ‘Orquestras nas Ruas’ todos os anos e replicar em outros municípios”, garante o regente da Oses.

Programação

Sexta-feira (11/11) 17h30
Terminal de Laranjeiras, Serra.
Domingo (13/11) 11h
Parque Moscoso, Centro, Vitória.
Quarta-feira (16/11) 17h30
Praça Duque de Caxias (Titanic), Centro, Vila Velha.
Quinta-feira (17/11) 17h30
Praça de Itararé, Vitória.
Domingo (20/11) 11h
Parque Botânico da Vale, Jardim Camburi, Vitória.
Quinta-feira (24/11) 17h30
Praça de Porto Canoa, Serra.
Sábado (26/11) 20h
Quadra da Escola de Samba Piedade, Fonte Grande, Centro, Vitória.
Domingo (27/11) 17h30
Ilhas das Caieiras, Vitória.
Terça-feira (29/11) 17h30
Terminal de Campo Grande, Cariacica.
Quarta-feira (30/11) 17h30
Calçadão da Rua Sete de Setembro, Centro, Vitória.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Orquestra Pública”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *